NOSSA HISTÓRIA
A história do Gram Laboratório iniciou-se em 1976, na cidade de Rio Bonito, localizada no interior do estado do Rio de Janeiro.
Inicialmente denominado Laboratório Santa Therezinha, passou a chamar-se Gram Laboratório no ano de 2012, quando três médicos cardiologistas, comprometidos com a cidade de Rio Bonito, o adquiriram e estabeleceram um novo patamar de excelência, com as instalações modernizadas e investimentos em aparelhos, insumos e recursos humanos.
NOSSO NOME
O nome Gram Laboratório foi escolhido numa alusão à técnica de Gram, mundialmente conhecida como coloração de Gram – um método de coloração de bactérias desenvolvido pelo médico dinamarquês Hans Christian Joachim Gram (1853-1938), em 1884. Este método permite diferenciar bactérias com diferentes estruturas de parede celular a partir das colorações que estas adquirem, após tratamento com agentes químicos específicos. O método colore e distingue as bactérias em dois grupos: as bactérias que adquirem a coloração azul violeta são chamadas de Gram-positivas, e aquelas que adquirem a coloração vermelha são chamadas de Gram-negativas.
A coloração de Gram é um dos mais importantes métodos de coloração utilizados em laboratórios de microbiologia e de análises clínicas. Embora seja um método laboratorial muito antigo, é usado ainda nos dias de hoje, sendo quase sempre o primeiro passo para a caracterização de amostras de bactérias.